terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tiramisù


Fuçando o site dos It Chefs, vi como se prepara Tiramisù e fiquei com vontade de fazer. Quem já viu minhas outras receitas deve ter percebido que tenho uma queda por aprender receitas tradicionais e originais primeiro, e depois, conforme o caso, variá-las. Foi o que fiz com biscuits e risotos. Tudo sem aloprar com a receita original, claro. 

O problema da receita dos It Chefs é que os ovos estão medidos em gramas, assim como o café. Eu não sei se ele se refere à quantidade em pó ou já no café pronto. :/

Fui procurar a receita da Accademia Italiana Della Cucina, mas os ingredientes são ligeiramente diferentes e leva café ristretto, que eu não sei se dá para fazer semelhante em casa, porque tem pouca cafeína. Então fucei mais um pouco no Google e fiz uma misturinha que deu certo! Pelas minhas pesquisas notei que o tiramisù  original leva mascarpone, e não cream cheese (óbvio, né?); vinho Marsala, e não rum ou conhaque; assim como não leva nenhum tipo de chocolate, apenas uma polvilhada de cacau em pó.

Fiquei com preguiça de fazer savoiardi e usei biscoito champagne mesmo, até porque tinha uma caixa aqui em casa rolando há muito tempo. De qualquer forma, aqui tem a receita.




TIRAMISÙ

Rendimento: 12 porções

Ingredientes

* 500g de queijo mascarpone
* 250ml de café sem açúcar (bebida pronta em temperatura ambiente, não o pó)
* 125g de açúcar
* 4 ovos (separe as claras das gemas)
* 250g de savoiardi ou 1 caixa de biscoito champagne
* 1 taça de vinho Marsala seco
* cacau em pó, o quanto baste

Modo de Fazer

Bata as claras em neve. Reserve.

Bata as gemas com o açúcar até que seja formada uma mistura branca e fofinha. Adicione o mascarpone em temperatura ambiente e mexa levemente até que seja incorporado, sem bater.

Acrescente as claras com uma pitada de sal ao creme.

Misture o café com o vinho. Molhe os biscoitos nessa mistura. (não encharque-os) Numa travessa, coloque uma camada de biscoitos, outra de creme, mais uma de biscoitos e mais creme. Deixe a travessa na geladeira por algumas horas, até que o creme endureça. Quando for servir, polvilhe com cacau em pó passado na peneira fina.

Nenhum comentário:

ShareThis

Related Posts with Thumbnails