Glossário

Açúcar de Confeiteiro


Em inglês pode ser referido como icing sugar, powdered sugar ou confectioner's sugar. É um tipo de açúcar refinado bem fininho e que empelota bastante, então sempre peneire-o antes de usar. É o indicado para o preparo de chantilly, glacês, suspiros e macarons.

Açúcar Cristal


Açúcar Demerara


Açúcar Granulado


Bicarbonato de Sódio


Baking soda, em inglês. Substância principal do fermento químico. Algumas receitas pedem somente o bicarbonato ou ele junto com o fermento. Pode ser utilizado também para neutralizar acidez. É um sal, portanto use com parcimônia para este fim, ou o prato ficará salgado.

Buttermilk


Leite desnatado fermentado por bactérias. Substituto: Use 1 colher de sopa de vinagre branco e acrescente leite até completar 1 xícara.

Cacau em Pó Alcalinizado (Dutch-Processed)


Cacau tratado com solução alcalina para neutralizar sua natural acidez. Sua cor é mais escura e deixa os bolos mais molhadinhos e com sabor de chocolate mais acentuado. Tem da marca Nutre na Central do Sabor. Existe também das marcas Valrhona, Callebaut e Mavalério. Os da Garoto e Behring são naturais.

O da Mavalério tem na Casa Pedro.

Fermento Biológico Fresco


Yeast, em inglês. Se chama biológico porque é composto por um fungo que se alimenta dos ingredientes da massa, soltando gases que a fazem "crescer". Por isso é que deve-se esperar um tempo para que esses fungos façam essas reações químicas. Se levada a massa logo ao forno, eles morrem e a massa não cresce. Mais utilizado em pães e pizzas. Deve ser guardado na geladeira. É vendido em tabletes pelas marcas Fleischmann e Itaiquara.

Fermento Biológico Seco


Dry yeast, em inglês. Também é composto pelo fungo, mas acredito que esteja em estado latente. Tem aparência de pó, não de massinha como o fresco. Não precisa guardar na geladeira. Deve-se hidratá-lo antes de usar. É difícil de achar. Fabricado pela Fleischmann.

Fermento Biológico Seco Instantâneo


Instant yeast, quick yeast ou rapid rise active dry yeast em inglês. Também com aparência de pó, não precisa ser hidratado nem guardado na geladeira. É o mais prático. Vendido em sachês pela Fleishmann, Dona Benta e Dr. Oetcker.

Tabela de Conversão de Fermentos da Fleishmann
Fermento Fresco Unidade Fermento Instantâneo Unidade Fermento Seco Unidade
15 g 1 tablete pequeno 5 g ½ colher (sopa) ou
½ sachê
5 g ½ colher (sopa)
30 g 2 tabletes pequenos 10 g 1 colher (sopa) ou
1 sachê
10 g 1 colher (sopa)
60 g 4 tabletes pequenos
(1 tira)
20 g 2 colheres (sopa) ou
2 sachês
20 g 2 colheres (sopa)


Fermento Químico em pó


Baking Powder, em inglês. Vulgo pó Royal. Se chama químico porque composto por substâncias químicas, principalmente bicarbonato de sódio. Utilizado em bolos, biscoitos.

Filé Mignon


Tenderloin, em inglês.

Fraldinha


Flank Steak, em inglês.

Mirin


Vinho de arroz semelhante ao saquê, com gosto adocicado. Anula o odor de peixe.

Raiz Forte (Horseradish)


Difere da raiz forte utilizada em pratos japoneses, a Wasabi, que tem cor esverdeada. Raiz forte ou rábano-picante, horseradish em inglês, é uma raiz que se usa para fazer um molho picante de cor bege. É muito utilizado na culinária americana. Fica ótimo com carnes e misturado com molhos. O molho de raiz forte recentemente foi introduzido no mercado brasileiro através da marca Heinz. É encontrado nos supermercados Mundial e Pão de Açúcar.

Há um dicionário muito útil do blog Chucrute com Salsicha, que também possui dicas de substituições. O blog La Cucinetta também traz ótimas informações sobre creme de leite e farinhas, especialmente útil para quem faz receitas de livros importados.

ShareThis

Related Posts with Thumbnails