sábado, 19 de junho de 2010

Comprinhas em São Paulo

Um dos meus destinos turísticos em São Paulo foi a Rua Paula Sousa, especializada em produtos para restaurantes. Infelizmente (ou felizmente, do ponto de vista do cartão de crédito), só fui na loja Central do Sabor, pois havia passado o dia inteiro batendo perna na 25 de março, e estava carregada de sacolas e com uma mala de rodinhas recém-comprada, esta também recheada de sacolas. A muambeira!

A Central do Sabor é uma loja especializada em produtos de confeitaria. Até tem uma loja virtual, mas a física é bem mais sortida. Lá você encontra formas, bicos de confeitar, cortadores, chocolates, essências, etc, além de uma estante inteira cheia de produtos Wilton enlouquecedores! Fiquei me segurando com o mantra "quando for na Michaels eu compro, quando for na Michaels eu compro", pois os preços lá fora são bem melhores, né? Maldito II.

Enfim, nesse post vou tratar só dos ingredientes, pois os utensílios ainda não chegaram. Uma pessoa ficou de trazer pra mim de carro semana que vem, pois eu não ia dar conta. A muambeira![2]


O que eu trouxe: gotas de chocolate, para fazer cookies, confeitos em forma de coração, para decorar cupcakes e chocolate belga Callebaut. Eu nunca vi gotas de chocolate para vender aqui no Rio. Se não achar, vou tentar fazer com bico de confeitar. Os confeitos eu já havia comprado um pacote pequeno na Aidan, o grande estava em falta. Como o preço em São Paulo estava melhor também, eu trouxe. O chocolate eu achei que estava com preço ótimo. R$ 35,00 por 1 kg. Poxa, é belga, né? Eu ainda não provei, mas era o que ouvia falar que os chefes usavam, antes de conhecer Pierre Hermé. 

Na loja também tinha cacau em pó alcalinizado, o famoso Dutch-processed. O cacau é naturalmente ácido, então esse, sendo alcalinizado, fica neutro, mais suave e não reage com eventual bicarbonato de sódio adicionado na receita. É recomendado para receitas nas quais você não quer que o sabor de chocolate fique muito intenso e "brigue" com os outros. Quando você lê uma receita lá de fora sempre encontra menção a esse tipo de cacau. Abstraí, pois pensei "putz, aqui mal encontro o Garoto, quanto mais esse alcalinizado...". Pois para minha surpresa, lá tinha. Não comprei porque era mais um trambolho :P


Trouxe também duas garrafas de xarope Monin! My precious. Há muito tempo venho procurando xaropes para bebidas e não acho. O único que eu encontrei foi um de grenadine da Marie Brizard no Lidador. Entrei no site da Monin e vi que há representantes no Rio, mas eles não indicam lojas. Mandei um e-mail perguntando, aguardo a resposta. Um dos motivos de eu ter comprado esse xarope é para fazer limonada de framboesa, tipo a do Applebee's, que eu adoro! Eu vou tentar bolar uma receita de xarope de fruta, que é basicamente açúcar, água e suco. De framboesa, entretanto, não vai rolar, porque é mais fácil achar o Monin que a fruta...


Como não podia deixar de ser, aproveitei para passar no quiosque da Valrhona no Iguatemi. Eu não sabia que já havia aberto a loja dos Jardins, a moça que me atendeu , muito simpática, por sinal, me avisou, mas não deu tempo de ir lá. Ela me deu duas amostrinhas para provar: a do Manjari Orange, que eu acabei comprando, e o Tanariva, 33% de cacau. 

Eu adorei o Manjari, pois adoro chocolate amargo com laranja e este é bem intenso. Não acho que seja melhor nem pior que o meu querido Côte d'Or. É diferente, uma experiência ;). O tanariva é muito bom também, a turma do leite condensado vai adorar. É ao leite, docinho, mas sem enjoar, e tem um fundo de caramelo. Não dá para comparar com nenhum outro que eu tenha comido, só provando para saber. A barra de 100g custa R$ 23,00. Aproveitei para comprar um Caraïbe pequenininho para provar, porque é um dos que o Pierre mais usa em receitas. Tem 66% de cacau. Vou ver se faz diferença.

P.S.: olhem só como é Murphy, só depois que eu voltei de São Paulo que descobri duas lojinhas, além da Aidan, que vendem produtos para confeitaria, o Atelier da Confeitagem, na Tijuca e o Atelier da Gula, em Copacabana. Ainda não fui em nenhuma das duas, mas acredito que aqueles saquinhos amarelos em uma das fotos da última loja sejam de Callebaut. Olha que eu sou rata de Google! Inclui as duas na listinha de onde encontrar ingredientes e utensílios, que estou montando aos poucos.

Nenhum comentário:

ShareThis

Related Posts with Thumbnails