sábado, 12 de junho de 2010

SP: Mercado Municipal


Surgiu de última hora a oportunidade de eu passar uns 4 dias em SP, então aproveitei, pois não conhecia a cidade! SP é bem diferente do que eu imaginava. Achei que fosse uma selva de pedra, uma grande massa cinza com pessoas falando "ô meu" para todo o lado. Para minha agradável surpresa, não é nada disso.

Nunca achei que fosse dizer isso, mas São Paulo é melhor que o Rio de Janeiro. É sim. Na verdade, SP me pareceu uma versão mais pobrezinha de NY, o que já é grande coisa. A Av. Paulista me lembrou muito a 6ª Avenida. É espaçosa, arejada, os prédios são bonitos, não é apertadinha como a Rio Branco ou decadente como a Presidente Vargas. Só vi um panfleteiro lá, não tem um a cada 5 metros como no Centro do Rio. Há sujeira nas ruas e mendigos, mas beeeeem menos que no Rio. Passeei por lá dia de semana e ninguém trombou em mim ou deu bolsada, eventos certos por aqui.

Aliás, achei o pessoal de SP extremamente educado e simpático. O sotaque deles continua sendo chatinho, mas diante das outras qualidades você acaba relevando. Foi lá que eu percebi como o carioca é, de fato, marrento. Das capitais brasileiras que eu conheci até agora, os paulistanos só perdem para o povo de Fortaleza. O povo que eu menos gostei foi o de Porto Alegre, muito sovina.



Minha opinião não mudou quando fui conhecer o Mercado Municipal. Eu já havia estado no de Porto Alegre, que tem um prédio histórico bonito, alguma variedade, mas é muito zoneado e meio sujinho. Já o de SP não. As bancas são arrumadinhas e limpinhas, nem parecia coisa de brasileiro. Dava gosto de se passear por lá. A que mais me impressionou foi a Casa Gonsalez, de frutas. Nunca vi frutas tão coloridas e brilhantes. Nem pareciam reais, a impressão que dava foi que passaram um Photoshop ou que eu havia tomado ácido. Amei.





Acabei só comprando dill e drágeas de amêndoas coloridas por lá, porque eu havia passado na Casa Pedro poucos dias antes e não precisava de nada. O resto não tinha como trazer. Encontrei fava de baunilha, mas na Casa Pedro está mais barato.

Os preços do mercado não são melhores que os daqui, mas ele ganha na variedade e qualidade dos produtos, muito superiores.

Aproveitei também para provar o famoso sanduíche de mortadela. Muito bom, mas não consegui comer inteiro, depois de um tempo passa a enjoar. Da próxima vez comerei o "baby". Não vejo a hora de voltar lá!


Mais uma vez sinto vergonha do Rio, que nem Mercado Municipal tem! Até em Belém tem um. Decadência total...

Nenhum comentário:

ShareThis

Related Posts with Thumbnails