quarta-feira, 23 de junho de 2010

Biscuits de Morango com Chantilly (a.k.a. Strawberry Shortcakes)


Estava precisando usar uns morangos e creme de leite fresco para que não estragassem e, ao mesmo tempo, não estava querendo me aventurar na cozinha. Daí me veio a ideia de fazer Strawberry Shortcakes. Shortcakes nada mais são do que biscuits, que para mim são sinônimo de receita boa e fácil de fazer. A diferença é que os shortcakes são doces, e o mais famoso é o recheado com morangos. Adaptei a receita de Tender Shortcakes da Dorie Greenspan. Ah, Strawberry Shortcake também é o nome em inglês da Moranguinho :)

BISCUITS DE MORANGO COM CHANTILLY

Rendimento: 10 biscuits

Ingredientes

Para os biscuits:

4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
3/4 colher de chá de sal
6 colheres de sopa de açúcar
12 colheres de sopa de manteiga sem sal fria, cortada em pedacinhos
1 1/2 xícara de creme de leite fresco gelado

Para o recheio:

1/2 xícara de morangos fatiados por biscuit
Açúcar
Chantilly

Modo de Fazer:

Deixe a grade do forno na parte central e pré-aqueça-o em 220º C. Forre uma assadeira com papel manteiga ou um tapete de silicone.

Para os biscuits:

Misture a farinha, o fermento, o açúcar e o sal numa tigela. Coloque os pedaços de manteiga no centro e jogue a mistura por cima.

Amasse a manteiga com os ingredientes secos, usando as pontas dos dedos ou um pastry blender, até ficar uma mistura empelotada. Você terá pedaços do tamanho de ervilhas, flocos de aveia e algo intermediário.

Jogue o creme sobre os ingredientes e misture-os com um garfo até ter uma massa bem macia. Provavelmente ainda restarão ingredientes ecos no fundo da vasilha - use uma espátula ou as mãos para incorporá-los e sove a massa até que ela fique uniformemente misturada. Não sove demais; é melhor ter pontos secos que massa trabalhada demais. Quando a massa estiver pronta, ela estará macia e grudenta.

Coloque cerca de 1/3 de xícara de massa para cada shortcake na assadeira, com espessura de até 2,5cm.  (A massa pode ser congelada no freezer por até 2 meses. Para descongelar, leve ao forno normalmente, acrescentando mais 5 minutos ao tempo indicado) Deixe a assadeira esfriar se quiser levar nova leva de biscuits ao forno.

Asse de 15 a 18 minutos, virando a assadeira em 90º, até ficarem estufados. Retire a assadeira do forno e transfira os shortcakes para uma grade, para esfriarem.

Para o recheio:

Coloque os morangos numa vasilha, polvilhe com açúcar a gosto e espere por 10 minutos, até ficarem suculentos.

Tenha cuidado com os bolinhos, que são macios e frágeis. Use uma faca serrilhada e não muita pressão para cortá-los na horizontal. Recheie com os morangos e use chantilly como cobertura.

Nenhum comentário:

ShareThis

Related Posts with Thumbnails