quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Trufas de Chocolate


Para mim trufas são os brigadeiros perfeitos, já que não têm aquele gostinho enjoativo de leite condensado que fica no final. Ninguém entende quando eu digo, mas eu não gosto de leite condensado, acho muito doce. Então as trufas, que levam creme de leite em vez de leite condensado, são perfeitas, já que não mascaram o gosto intenso do chocolate e são tão fáceis de fazer como os brigadeiros. Essa receita é adaptada do livro Chocolate Desserts, do Pierre Hermé. Confeiteiro francês não é muito chegado em chocolate ao leite, então essa receita leva chocolate meio amargo. Na verdade, ele recomenda um Varhona, como sempre, mas não me lembro qual. A verdade é que quanto melhor for o chocolate, melhor é a trufa. As minhas ficaram com sabor bem intenso de chocolate, mas acredito que fiquem igualmente boas com chocolate ao leite, já que a receita não leva açúcar. Para que é chegado eu leite condensado e docinhos em geral eu recomendo que se faça com chocolate ao leite...


TRUFAS DE CHOCOLATE

* 260g de chocolate meio amargo, picadinho
* 250g de creme de leite
* 50g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, cortada em 4 pedaços
* cacau em pó, para polvilhar

Coloque o chocolate em uma vasilha à prova de calor. Ferva o creme de leite e jogue-o sobre o chocolate. Com uma espátula, gentilmente misture o creme com o chocolate até a ganache ficar homogênea. Deixe-a descansar por um minuto. Adicione 2 pedaços de manteiga de uma vez só, misturando gentilmente até incorporar. Leve a vasilha à geladeira para refriar e então cubra-a com filme plástico e deixe lá por 3 horas. Depois, faça bolinhas com a ganache resfriada, coloque-as sobre uma forma com papel manteiga e polvilhe-as com cacau em pó.



P.S.: se você quiser passar no cacau, recomendo, especialmente nesse calor, que você faça primeiro as bolinhas e depois polvilhe, ou então a massa incorporará o cacau e o efeito do polvilho sumirá. Pode-se passar também em chocolate granulado, outros confeitos e até mesmo banhá-las em chocolate para ficar com casquinha de bombom.


2 comentários:

Unknown disse...

Nossa, que fotos lindas!
Pô, eu bem q gosto do gosto do leite condensado, mas meu paladar n é dos mais apurados.
Respeito a opnião de quem entende e ponto final. Bj.

Priscilla disse...

Nossa essas trufas tem cara de ser mearavilhosas...Assim que terminar a minha proposta da quaresma(que era ficar sem chocolate por 40 dias)uma das primeiras receitas que eu irei provar concerteza serão essas trufas..Um beijão parabéns pelo blog!

ShareThis

Related Posts with Thumbnails