domingo, 31 de janeiro de 2010

Cheesecake


Essa foi a primeira vez que fiz cheesecake e adorei o resultado! Ficou muito bom! A cobertura fiz com geléia de cassis. Misturei o cream cheese com ricota e o recheio ficou super leve, suave, nada enjoativo. Se quiser que fique mais cremoso, aumente a quantidade de cream cheese e diminua a de ricota. Já provei cheesecake em restaurantes e não consegui comer a fatia inteira porque era muito doce. Esse não, comi a fatia da foto abaixo toda e ainda fiquei com vontade de comer mais uma! :)


CHEESECAKE

Rendimento: 16 fatias

Ingredientes:

Para a crosta:

* 1 3/4 xícaras de biscoito maisena ou maria, esfarelado
* 3 colheres de sopa de açúcar
* 1 pitada de sal
* 4 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida

Para o recheio:

* 450g de cream cheese, em temperatura ambiente
* 450g de ricota
* 1 1/3 xícaras de açúcar
* 1/2 colher de chá de sal
* 2 colheres de chá de extrato de baunilha
* 4 ovos grandes, em temperatura ambiente
* 1 1/3 xícara de creme de leite

Modo de Fazer:

Para a crosta:

1. Unte com manteiga uma forma de 25 cm de diâmetro com 7 cm de altura (se a altura for menor vai sobrar recheio).
2. Misture o biscoito esfarelado, o açúcar e o sal numa vasilha média. Coloque a manteiga derretida na vasilha e misture com os dedos até que os ingredientes secos fiquem uniformemente úmidos. Vire os ingredientes na forma e use os dedos para formar uma camada uniforme no fundo e uma borda.. Coloque a forma no freezer enquanto o forno é pré-aquecido.
3. Com o forno pré-aquecido em 180ºC, coloque a forma sobre uma assadeira e leve ao forno com a grelha em posição central. Asse por 10 minutos. Deixe a crosta esfriar numa grelha enquanto é feito o recheio.
4. Reduza a temperatura do forno para 160ºC.

Para o recheio:

1. Com a batedeira em velocidade média, bata o cream cheese até ficar cremoso, por aproximadamente 4 minutos. Depois acrescente a ricota passada no processador. Com a batedeira ligada, adicione o açúcar e o sal e continue batendo por mais 4 minutos, até a mistura ficar leve. Coloque a baunilha. Adicione os ovos, um a um, batendo por um minuto até cada adição para se ter uma massa bem aerada. Reduza a velocidade para baixa e acrescente o creme de leite.
2. Dê uma mexida no recheio com uma espátula de borracha, para garantir que tudo ficou bem misturado e depois o coloque na forma.
3. Asse o cheesecake por 1 hora e 30 minutos, até o ponto em que a parte de cima ficará dourada e talvez craquelada e o recheio tenha crescido para um pouco acima da forma. Desligue o forno e deixe a porta aberta segurada com uma colher de pau. Deixe o cheesecake lá por mais 1 hora.
4. Retire o cheesecake do forno e deixe-o esfriar em temperatura ambiente.
5. Quando estiver frio, cubra-o delicadamente e deixe-o na geladeira por 4 horas ou de um dia para o outro.

Para facilitar a remoção da forma, esquente suas bordas com um secador de cabelos. Para cortar o cheesecake, utilize uma faca aquecida. O cheesecake dura 1 semana na geladeira ou 2 meses no freezer. Descongele-o na geladeira, de um dia para o outro.

2 comentários:

Daniela disse...

oi Camila!!!
A foto do cheesecake tah linda!!! Deu agua na boca. Se eu nao tivesse de dieta eu passava ai pra pegar um pedaco!
bjsss
Dani

flaviamrocha disse...

Esse eu provei e aprovei!

ShareThis

Related Posts with Thumbnails