sábado, 23 de outubro de 2010

Risoto de Gorgonzola e Nozes com Filé Mignon


Estou virando a louca dos risotos! É meu pretinho básico em termos culinários. Não tem erro, é bom e sempre dá certo. Dessa vez eu me inspirei numa receita de um creme muito bom de gorgonzola com nozes que eu tenho e pretendo publicar aqui também. Foi lá que descobri que gorgonzola tem tudo a ver com nozes.

Se você não gosta de nozes, inclua-as mesmo assim. Eu não gosto de comer nozes puras, por causa do amarguinho da pele que fica no final. Misturadas na comida, entretanto, como em bolos, cremes ou no risoto, esse amarguinho não aparece. Não deixe de colocá-las, são o ingrediente que faz diferença, junto com o gorgonzola, eles devem ser combinados para que a receita fique ótima.

Recomendo que se utilize um gorgonzola de gosto bem forte, com muito bolor, caso contrário seu risoto ficará com gosto de queijo cremoso apenas, seu sabor característico não aparecerá.


RISOTO DE GORGONZOLA COM NOZES

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

* 300g de arroz Arbório
* 100g de manteiga sem sal fria
* 150ml de vinho branco seco, em temperatura ambiente
* 1 litro de caldo de legumes
* 3 colheres de sopa de nozes picadas e/ou moídas
* 150g de queijo gorgonzola picado
* 50g de cebola branca, picadinha

Modo de Fazer:

1. Refogue a cebola com um pouco de manteiga numa frigideira em temperatura baixa até que fique transparente, certificando-se que ela não escureça. Reserve.
2. Adicione 50g da manteiga numa panela de fundo pesado, certificando-se de que não esteja muito quente ou ela irá queimar, coloque o arroz e toste-o em fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau ou de silicone, para não arranhar a panela.
3. Quando o arroz estiver bem tostado, adicione a cebola já frita, mexa bem, coloque o vinho, ferva e continue mexendo até que ele tenha evaporado.
4. Agora comece a cozinhar, adicionando concha por concha o caldo até que fique cerca de 1cm acima do nível do arroz e continue mexendo. Acrescente as nozes e o queijo gorgonzola.
5. Continue com esse procedimento até que o arroz esteja al dente e tire a panela do fogo.
6. O arroz vai estar com uma consistência derretida (all'onda) e pronto para a mantecatura. Adicione o resto da manteiga até que esteja derretida; se o seu caldo estiver perfeito no sabor, você não vai precisar ajustar o sal, então sirva o arroz em um prato quente.

PARA A CARNE

Corte 1kg de filé mignon em bifes com cerca de 2 cm. Tempere-os com sal, pimenta-do-reino e alho, mas apenas na hora de fritar, para que não fiquem ressecados. Aqueça uma frigideira no fogo alto até que fique bem quente. Coloque um pouco de manteiga e acrescente no máximo 2 bifes por vez. Não fique virando-os de um lado para o outro. Coloque o bife e quando vir que o sangue que escorre está borbulhando, vire para o outro lado. Deixe-o aproximadamente por 2 minutos.

2 comentários:

Beta Tiossi disse...

Oi Camila
seu prato ficou lindo, mas não estou conseguindo ver a receita! :(

beijos

Camila disse...

Ops. Já corrigi! Bjs

ShareThis

Related Posts with Thumbnails