domingo, 14 de março de 2010

Bolo Suzy


Para quem é da blogosfera, esse bolo é mais do que manjado. Entretanto, como esse blog se destina aos iniciantes e nem todo mundo conhece Pierre Hermé, achei que deveria postá-lo. Várias pessoas já me pediram a receita dele, então lá vai, adaptada. Ela é do livro Chocolate Desserts, o mesmo das trufas.

SUZY'S CAKE

Rendimento: 6-8 porções

Ingredientes:


* 250g chocolate amargo 70%, picado – uso meio amargo da Nestlé e fica ótimo (ele pede um Varlhona...)
* 250g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
* 200g açúcar
* 4 ovos grandes, em temperatura ambiente
*70g de farinha de trigo

Modo de Fazer

Pré-aqueça o forno a 180ºC; você vai usar a grade central para assar o bolo. Unte uma forma redonda de 24cm de diâmetro e 5cm de altura com manteiga, forre o fundo com papel manteiga, unte o papel e polvilhe tudo com farinha de trigo.

Coloque o chocolate numa tigela refratária e leve ao banho-maria, certificando-se de que o fundo da tigela não toque a água na panela, até derretê-lo; se preferir, use o forno de microondas para isso. Reserve o chocolate para que esfrie; deve estar apenas morninho ao ser juntado aos outros ingredientes.

Na tigela da batedeira, junte a manteiga e o açúcar e bata em velocidade média por cerca de 4 minutos, raspando as laterais da vasilha com freqüência; bata até obter um creme. Acrescente os ovos, um a um, batendo por 1 minuto após cada adição. Reduza para a velocidade baixa e despeje o chocolate derretido, misturando somente até sumir na massa. Pare de bater, adicione a farinha e misture com uma espátula de borracha/silicone. A massa deve ficar homogênea, espessa e acetinada.

Despeje a massa na assadeira preparada, alise a superfície e leve ao forno por 26 a 29 minutos, ou até que o bolo cresça e o topo pareça fosco e craquelado. No meu forno novo, o bolo tem levado mais tempo para ficar pronto. Neste caso de forno que esquenta menos, é preferível usar temperatura mais elevada. Ao inserir uma faca fina no centro do bolo, ela deverá sair com um risco de massa. Transfira a forma para uma grelha.

Quando o bolo estiver totalmente frio, leve-o à geladeira por 1 ou 2 horas para que fique mais fácil desenformá-lo. Vire o bolo, remova o papel manteiga, e inverta-o num prato de bolo.

Fatie e sirva em temperatura ambiente. Fica ótimo com sorvete de baunilha ou chantilly. Aqui polvilhei com açúcar de confeiteiro.

3 comentários:

Unknown disse...

Poxa, por causa desses meus findes atribulados, deixiei de ser uma das vítimas (felizardas) de suas receitas. Esse deve ter ficado uma delícia. Vamos ver se vamos lá sábado, tá?
Bjsssss.

Cozinha Mágica disse...

Belo bolo. Imagino o quanto ficou delicioso. Parece ter ficado bem molhadinho.

Obrigada pela visita. Volte sempre!!!
Bjokas

Anônimo disse...

miam, miam...
Vou fazer isto é certo...
só mais algumas aulinhas de spinning que eu vou atacar de bolo suzy.

ShareThis

Related Posts with Thumbnails