segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Torta de Pêssegos



Fiz essa torta para o ano novo. Minha mãe tinha comprado quilos de pêssegos e eu estava a fim de estrear meu livro Técnicas de Confeitaria Profissional, então optei pela torta. No livro não há propriamente uma receita de torta de pêssegos. Como é um livro de técnicas, ele ensina receitas básicas, aí você adapta do jeito que quiser.

Peguei a receita de uma massa quebradiça, mas que não é propriamente a massa sablé. O livro diz que esta é mais difícil de trabalhar, já que tem mais gordura. Como o calor estava (está) infernal e era a primeira vez que eu fazia esse tipo de massa, optei por uma receita mais simples.

Eu queria cobrir a torta com tiras de massa, mas como a farinha estava acabando, optei por fazer um pseudo crumble, cobrindo o recheio com pedaços da massa que sobraram esfarelados.

Como recheio, fiz um coulis de pêssego, temperei com canela e incluí pedaços da fruta. Ficou bem gostoso!


TORTA DE PÊSSEGOS

Diâmetro da forma ou aro

20 cm para 200g de massa
22 cm para 250g de massa
24cm para 300g de massa

Ingredientes:

Massa:

* 250g de farinha de trigo
* 5g de sal (da proxima vez vou fazer sem sal, acho que ficará melhor, na sablé é opcional)
* 15g de açúcar
* 1 ovo frio
* 125g de manteiga sem sal fria
* 50 a 60ml de água fria

Recheio:

6 pêssegos grandes
2 colheres de sopa de suco de limão
½ xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
½ colher de chá de canela em pó
¼ colher de chá de noz moscada em pó

Modo de Fazer: (método sablage)

Peneirar a farinha e o sal. Juntar a manteiga fria cortada em cubos. Misturar com as mãos até formar uma mistura arenosa (devem ficar grânulos pequenos). Acrescentar o ovo ligeiramente batido com o açúcar e misturar. Colocar a massa sobre a mesa e amassá-la com a palma da mão. Repetir a operação 2 a 3 vezes até que a massa fique firme. Cobrir a massa com filme plástico. Levar à geladeira por no mínimo 1 hora antes de utilizar.

Como colocar a massa na forma:



Para o recheio:

Escalde os pêssegos por 35 segundos em fervura branda (bolhas pequenas). Escorra-os, retire a pele e a sementes. Pegue 4 deles e coloque-os no processador para fazer um purê. Misture com o suco de limão e os demais ingredientes. Coloque o recheio sobre a massa com os dois pêssegos remanescente cortados em fatias. Leve a torta ao forno por 20 minutos.

Um comentário:

Unknown disse...

Esse negócio de ficar vendo essa delícias a essa hora da noite, em que eu não posso mais comer, não dá certo não!

ShareThis

Related Posts with Thumbnails