sábado, 14 de novembro de 2009

Risoto de Queijo Brie com Raspas de Limão Siciliano


Que calor é esse? Quase me arrependi de ter ido para a cozinha hoje fazer almoço se o risoto não tivesse ficado tão gostoso. Estava a fim de usar um pedaço de queijo Brie que estava na geladeira e um limão siciliano que sobrou da receita dos biscoitos. Então decidi colocar tudo num risoto e ficou ótimo! Adaptei a receita dos It Chefs, colocando também tomilho e alho poró. Este dá uma textura interessante, enquanto que aquele dá um sabor de fundo mais sofisticado, assim como o limão. Fico mais feliz ainda de fazer esse tipo de prato ao saber que num restaurante me custaria ao menos uns R$ 40,00. Tô derretendo, mas satisfeita!


RISOTO DE QUEIJO BRIE COM RASPAS DE LIMÃO SICILIANO

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

* 300g de arroz Arbório
* 100g de manteiga sem sal fria
* 150ml de vinho branco seco, em temperatura ambiente
* 1 litro de caldo de galinha ou legumes
* raspas de 1/4 de limão siciliano, se quiser que fique mais suave, ou 1/2 limão, se quiser o sabor mais acentuado
* 5 ramos de tomilho
* 50g de cebola branca, picadinha
* 2 talos de alho poró
* 60g de queijo Brie picado

Modo de Fazer:

1. Refogue a cebola eo alho poró com azeite numa frigideira em temperatura baixa até que fique transparente, certificando-se que ela não escureça. Reserve.
2. Adicione 50g da manteiga na panela, certificando-se de que não esteja muito quente ou ela irá queimar, coloque o arroz e toste-o em fogo médio, mexendo sempre com a colher de pau.
3. Quando o arroz estiver bem tostado, adicione a cebola e o alho poró já fritos, mexa bem, coloque o vinho, ferva e continue mexendo até que ele tenha evaporado.
4. Agora comece a cozinhar, adicionando concha por concha o caldo até que fique cerca de 1cm acima do nível do arroz e continue mexendo. Ponha o tomilho e as raspas de limão siciliano.
5. Continue com esse procedimento até que o arroz esteja al dente e tire a panela do fogo.
6. O arroz vai estar com uma consistência derretida (all'onda) e pronto para a mantecatura. Adicione o resto da manteiga e o queijo ralado na hora e mexa bem até a manteiga estar derretida e o queijo incorporado no risoto; se o seu caldo estiver perfeito no sabor, você não vai precisar ajustar o sal, então sirva o arroz em um prato quente.

2 comentários:

Flavia Pantoja disse...

Oba!!Mais limão siciliano!!!! mas tenho que concoradr com voce, o calor nao está ajudando !! Aqui no Rio está um forno!!!!!

bjs!

Cinara disse...

Oi, Camila! Comecei a fazer risotos recentemente e estava procurando novas receitas quando caí aqui! Este risoto parece ser maravilhoso, vou fazer com certeza! ;o)
Beijos!

ShareThis

Related Posts with Thumbnails