sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Biscoitos Recheados de Limão Siciliano



Depois que eu descobri o Zuka, fiquei com mania de limão siciliano. O ingrediente é usado em alguns pratos do cardápio como o risoto que acompanha os camarões em crosta de pão de alho e a calda que vem no petit gâteau de chocolate branco. Ambos maravilhosos!

Limão siciliano é carinho e não muito fácil de achar. Se bem que comprei os meus no Extra. Se tem no supermercado mais morfético daqui, onde às vezes não tem nem cenoura, certamente terá em outros.

Este limão é bem mais suave e refinado que o limão tahiti, aquele verdinho e redondinho a que estamos acostumados. Sinceramente, eu gosto mais. Ele fica ótimo em pratos doces e salgados. Você pode acrescentar o suco de uma rodela no risoto, para dar um gostinho leve no final, ou então acrescentar um pouco de raspas de sua casca.

Essa receita de biscoitos é da Martha Stewart. A massa é excelente, parece de biscoito amanteigado, derrete na boca. Ela também é meio chatinha de se trabalhar, quebra e derrete à toa, mas vale o esforço. Melhor fazer quando estiver mais frio. O recheio é bom, mas preferia que fosse mais cremoso. A massa é tão boa que o dispensa.

BISCOITOS RECHEADOS DE LIMÃO SICILIANO

Rendimento: 18 biscoitos recheados

Para a massa:

* 16 colheres de sopa (227g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
* 1 xícara de açúcar de confeiteiro
* 1 colher de sopa de raspas da casca de um limão siciliano
* 1/2 colher de chá de sal
* 2 xícaras de farinha de trigo
* 2 colheres de sopa de açúcar granulado (opcional)

Para o recheio:

* 113,4 g de cream cheese
* 1 colher de sopa de raspas da casca de um limão siciliano
* 1 a 1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

Modo de Fazer:

Massa:
1. Prequeça o forno a 180ºC. Numa vasilha grande, bata em velocidade alta a manteiga, o açúcar de confeiteiro, as raspas de limão e o sal, até que fiquem misturados. Diminua a velocidade e acrescente a farinha. A massa ficará endurecida, termine de misturar com uma colher de pau.
2. Coloque a massa sobre um pedaço de filme plástico. Esmague-a até formar um disco de pouco mais de 1 cm de espessura. Enrole-a e deixe na geladeira por cerca de 1 hora ou até que fique firme. Ela pode ficar na geladeira por até 3 dias.
3. Desenrole a massa e a coloque em um pedaço de papel manteiga enfarinhado. Com um rolo, faça com que a espessura do disco passe para pouco menos de 0,5 cm. Se a massa quebrar, deixe que ela esquente um pouco.
4. Corte os biscoitos com um cortador redondo de 4 cm de diâmetro. Coloque-os em duas assadeiras forradas com papel manteiga, deixando um espaço de 2,5 cm entre eles. Polvilhe-os com açúcar granulado. Asse-os até começarem a escurecer, de 15 a 20 minutos. Transfira-os para uma grade de arame até esfriarem.
5. Recheie-os com uma colher de chá do creme de limão. A parte do açúcar granulado deve ficar para fora.

Recheio: Misture o cream cheese com as raspas de limão, depois acrescente o açúcar gradualmente.

Um comentário:

flavia pantoja disse...

Eu acho a combinaçao cream-cheese/limão sempre perfeita! Deve ter dado um cookie delicioso!!!

ShareThis

Related Posts with Thumbnails