quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Alternativa aos Caldos

Um dos motivos que me leva a não gostar de fazer caldos é que eu não sei bem o que fazer com a carne depois. Caldo de carne, por exemplo, leva músculo, corte que eu não gosto. Eu também não sou muito chegada em carne cozida. Então fica aquela carne lá que eu tenho pena de jogar fora, pois detesto desperdício, e fico sem graça de dar para alguém.

Resolvi parte desse problema através de um ótimo livro chamado 400g: Técnicas de Cozinha. Recomendo bastante, principalmente para quem está aprendendo a cozinhar. Percebi que boa parte das receitas pressupõe que você já saiba alguma coisa, como a do risotto, que exige que você tenha conhecimento sobre o preparo de algum caldo. Como não tem graça nenhuma ficar toda hora "manhê, como se faz isso ou aquilo", vale investir num livrinho de técnicas como esse.

Então, foi no tal livro que descobri os fundos, que são líquidos produzidos pelo cozimento lento de ingredientes aromáticos (temperos) e ossos em água, usados como base para sopas, molhos, etc. Como os fundos são feitos com carcaça, não há desperdício de carne, pelo contrário, você usa um bando de ossos e/ou cascas que iriam direto para o lixo.

O fundo que eu mais uso é o de camarão, porque fica pronto rapidinho e eu adoro risotto de camarão. O de vegetais também é rápido. Os que levam ossos é que demoram uma eternidade, assim, como os caldos. Segue uma adaptação que eu fiz:

FUNDO DE CAMARÃO

Rendimento: 2 litros

Ingredientes

* 2,5 Kg de carcaças de camarão (com cabeça e tudo)
* 75g de cebola descascada cortada em pedaços grandes
* 75g de alho-poró cortado em pedaços médios
* 75g de cenoura cortada em pedaços médios
* 2,3 litros de água fria

Modo de Fazer

Lave as cascas de camarão. Coloque todos os ingredientes numa panela em fogo baixo e deixe de 30 a 40 minutos em fervura branda. Escume as impurezas da superfície, coe o líquido e deixe-o esfriar.

Nenhum comentário:

ShareThis

Related Posts with Thumbnails