sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Risoto de Funghi


Mais um risoto para a coleção. Dessa vez um clássico, de cogumelos secos. Como caldo eu usei a água de hidratação dos cogumelos e mais um pouco d'água para que completasse 1 litro. Ficou bem saboroso. Acredito que o melhor caldo aqui seria o de carne, mas como não gosto de usar o comprado pronto e tenho preguiça de fazer o verdade (8 horas no fogo, :P), preferi a água dos cogumelos mesmo. Não se esqueça de acrescentar sal. Normalmente não incluo nas receitas de risoto porque parto do pressuposto de que ele já está incluso no caldo.


RISOTO DE FUNGHI

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

* 300g de arroz Arbório
* 100g de manteiga sem sal fria
* 150 ml de vinho branco seco, em temperatura ambiente
* água de hidratação dos cogumelos e mais um pouco d'água até completar 1 litro
* 120g de queijo parmesão ralado na hora (aquele em pó não derrete, :P)
* 50g de cebola branca, picadinha
* 25g de cogumelos porcini secos
* sal a gosto

Modo de Fazer:

1. Jogue água quente sobre os cogumelos secos, o suficiente para que fiquem cobertos. Aguarde de 20 a 30 minutos. Escoa-os, pique-os e reserve a água. Acrescente mais um pouco até que complete 1 litro.

2.Refogue a cebola com um pouco de manteiga numa panela de fundo pesado, em temperatura baixa, até que fique transparente, certificando-se que ela não escureça.

3. Aumente o fogo para médio, adicione 50g da manteiga coloque o arroz e toste-o, mexendo sempre com uma colher de pau ou de silicone, para não arranhar a panela.

3. Quando o arroz estiver bem tostado, adicione os cogumelos, mexa bem, coloque o vinho, ferva e continue mexendo até que ele tenha evaporado.

4. Agora comece a cozinhar, adicionando concha por concha a água dos cogumelos, até que fique cerca de 1cm acima do nível do arroz e continue mexendo.

5. Continue com esse procedimento até que o arroz esteja al dente e tire a panela do fogo. Acrescente o parmesão e mexa bem.

6. O arroz vai estar com uma consistência derretida (all'onda) e pronto para a mantecatura. Adicione o resto da manteiga até que esteja derretida e acerte o sal.

Nenhum comentário:

ShareThis

Related Posts with Thumbnails