sábado, 9 de julho de 2011

Biscoitos de chocolate com recheio de baunilha



Esses biscoitos são uma versão caseira dos Oreos ou Negrescos, mas bem mais saborosos, evidentemente. Há muito tempo planejava fazê-los. Comparei diversas receitas e muitas delas usavam gordura vegetal no recheio. Ora, pra usar isso eu compro pronto no mercado, não me dou o trabalho de fazer, :P. Até que essa receita que encontrei no site Leite's Culinária me chamou a atenção, pois leva manteiga, e resolvi fazer. Ficaram deliciosos!!! Não sobrou nenhum aqui em casa.

São bem fáceis de fazer e não dá tanto trabalho quanto parece. Estou numa fase biscoitos, é divertido fazê-los. Dá pra fazer em etapas, sem risco de desandar ou queimar. A não ser quando for assá-los, claro. É a atividade perfeita para um domingo chuvoso ;)

BISCOITOS DE CHOCOLATE COM RECHEIO DE BAUNILHA

Receita adaptada daqui.

Ingredientes

Para os biscoitos

* 1 xícara (226g) de manteiga sem sal derretida, em temperatura ambiente
* 3/4 xícara de açúcar
* 1 colher de chá de extrato de baunilha
* 180g de chocolate meio-amargo derretido, em temperatura ambiente
* 1 ovo grande
* 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
* 3/4 xícara de cacau em pó alcalinizado (tem na Casa Pedro)
* 1 colher de chá de sal
* ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Para o recheio

* 1/2 xícara (113g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
* 1 2/3 xícara de açúcar de confeiteiro
* 1 colher de chá de extrato de baunilha (eu botei um pouco mais, no olho)
* 1 colher de sopa de leite
* 1 pitada de sal

Modo de Fazer

Para os biscoitos

1. Numa vasilha média, bata a manteiga e o açúcar, até que fiquem incorporados. Usei um fouet. Adicione a baunilha e o chocolate e bata novamente. Acrescente o ovo e continue batendo, até que se incorpore na mistura.

2. Em outra vasilha média, misture a farinha, o cacau em pó, o sal e o bicarbonato de sódio, até que fiquem bem misturados. Misture esses ingredientes na vasilha de chocolate. A massa vai ficar bem grossa, de modo que fica mais fácil misturar utilizando as mãos. Deixe a massa descansar em temperatura ambiente por 1 hora.

3.Transfira a massa para um pedaço de papel manteiga. Usando as mãos, molde com o papel manteiga em volta da massa um tronco de aproximadamente 25 cm de comprimento e 5,5 cm de diâmetro. Deixe o tronco coberto com o papel e deixe-o descansar na geladeira por, pelo menos, 2 horas. (A massa pode ser envolvida em filme plástico e guardada na geladeira por até 1 semana, ou no freezer por até 1 mês. Se estiver congelada, deixe-a na geladeira de um dia para o outro antes de fazer os biscoitos)

5. Posicione a grade no centro do forno e preaqueça-o a 163ºC. Unte uma assadeira com manteiga ou cubra-a com papel manteiga.

6. Corte o tronco em fatias de 0,5 cm de espessura. Deixe um espaço de 2 cm entre os biscoitos.

7. Asse-os por 20 a 25 minutes, ou até que fiquem firmes ao toque. Eles não ficarão totalmente firmes já no forno, mas após esfriarem. Cuidado para não deixar que queimem, pois a cor dos biscoitos é escura desde a massa. Deixe-os esfriar por cerca de 10 minutos antes de colocar o recheio.

Para o recheio

1. Enquanto os biscoitos estiverem esfriando, faça o recheio. Bata a manteiga na batedeira em velocidade baixa até que fique homogênea e macia e mais clara.

2. Adicione o açúcar de confeiteiro e a baunilha e bata até que fique bem homogêneo. Acrescente o leite e o sal e misture até que fiquem bem cremoso. Rende aproximadamente 1 xícara. (O recheio, num pote fechado, dura por 2 dias em temperatura ambiente e 2 semanas na geladeira. Deixe em temperatura ambiente antes de usar.)

4 comentários:

Beta Tiossi disse...

Olá Camila!Que saudades das suas receitas.
Agora vc arrasou hein! Negresco é meu biscoito favorito, sou apaixonada por essa massa negra!
Adorei!
bjs e bom fim de semana

Camila disse...

Oi, Beta! Andei bem ocupada, vou tentar postar mais receitinhas aprovadas. Esse biscoito deu bastante certo, vale a pena fazer ;) Bjs

Juliana disse...

Camila, esse biscoito ficou ótimo!!! Muito parecido com o original!!! Uma delícia! Adorei!!! beijos

Camila disse...

Que bom que deu certo! Bjs

ShareThis

Related Posts with Thumbnails