quinta-feira, 1 de julho de 2010

Em Busca do Brownie Perfeito



Eu tenho obsessão por três receitas: cookies, massa de pizza e brownies. Não sei o motivo, mas eu preciso encontrar as versões perfeitas dessas receitas.

Eu tenho uma lista de pelo menos 8 receitas de brownies e pretendo testar todas, fazendo um ranking com elas. Decidi começar pela mais simples, do meu livro da Ghirardelli. Comecei bem, porque ela é muito boa!

Os brownies têm textura fudge, mas nem tanto como o bolo Suzy e são um pouco chewy (desculpem-me, não consigo descrever em português, mas quem gosta de brownies deve entender o que eu quero dizer). Fora que são rídículos de fazer e não dão trabalho nenhum. Poxa, nem precisa usar batedeira, usa 2 ovos só e chocolate em barra em vez de cacau em pó. Moleza, nem precisa ir no mercado, aposto que você tem tudo o que precisa aí na sua cozinha. A única coisa que talvez você não tenha seja a forma quadrada.

Em SP eu pude finalmente comprar uma forma quadrada para fazer brownies. Dá pra fazer com retangular, é só calcular a área e ver se é equivalente, mas a quadrada facilita bastante, inclusive para cortar o papel manteiga.

Além de estrear minha forma quadrada, inaugurei também uma gradinha que comprei na Liberdade, onde repousei os brownies para que esfriassem.

Tudo aprovado!!!! A próxima receita com chocolate levará Callebaut :)

P.S.: Você encontra informações sobre utensílios e livros indicados por mim na coluna Informações Úteis ao lado.

Nesse site, você encontra uma série de informações sobre brownies, como o que os leva a ficarem fudgy ou mais com textura de bolo, com casquinha ou sem casquinha etc. Isso é bastante útil para avaliar a receita a ser feita, se está de acordo com seus propósitos. Eu, como gosto de fudgy, procuro os que levam pouca farinha ;)



BROWNIES

Rendimento: 9 porções

Ingredientes

* 226g de chocolate meio amargo, picado
* 85g de manteiga sem sal, picada
* 3/4 de xícara de açúcar
* 1 pitada de sal
* 2 ovos grandes
* 1/3 de xícara de farinha de trigo

Modo de Fazer

Pré-aqueça o forno em 160ºC (meu forno é mais fraco, marquei 190ºC). Unte uma forma quadrada de 20 cm e forre-a com papel manteiga. Recomendo que passe mais uma generosa camada de manteiga/margarina por cima do papel manteiga, porque esses brownies grudam.

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria, mexendo até formar uma mistura homogênea. Numa vasilha acrescente a mistura de chocolate com o açúcar e o sal. Depois adicione os ovos, um a um. Não usei batedeira, bati com fouet. Acrescente a farinha e misture os ingredientes até que a massa solte das bordas da vasilha. Ponha a massa na forma.

Asse de 30 a 35 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos.

 Não aguentei esperar bater a foto para comer depois :P

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, fiz essa receita e não ficou bom. Não sei aonde foi o erro.A aparência ficou a mesma, mas a textura ficou horrivel, parecendo bala de caramelo. Pena!

Camila disse...

Poxa, eu já refiz essa receita várias vezes e sempre dá certo. Para doces é necessário seguir estritamente a receita, como uma experiência de química, pois um deslize pode botar tudo a perder. Tente novamente, pois vale mto a pena!

ShareThis

Related Posts with Thumbnails