sábado, 27 de julho de 2013

Sorvete de Baunilha com Coulis de Morangos



Tem gente que me pergunta: "por que fazer sorvete, se eu posso comprar pronto?". Basicamente porque, assim como quase toda comida que você faz em casa, é superior. Melhor tanto em sabor, quanto em qualidade, além de ser mais saudável, fora que é mais fácil você saber do que ele é feito.

Com exceção do Häagen Dazs, o único que eu gosto, todos os sorvetes industrializados não são feitos com ingredientes de verdade, como creme de leite, baunilha, etc. Pegue a composição na embalagem de produtos caros como Diletto e La Basque para verificar que até esses usam ingredientes inferiores. 

O sorvete de baunilha da Häagen Dazs, por exemplo, leva: creme de leite fresco, leite desnatado, açúcar, gema de ovo e aroma natural de baunilha. É o mais próximo do feito em casa, são basicamente os mesmos ingredientes. Já o La Basque usa: água, manteiga, açúcar, leite em pó desnatado, xarope de glicose desidratado, gema de ovo, estabilizantes: mono e diglicerídeos de ácidos graxos, carboximetilcelulose sódica, carragena e goma guar, aromatizante. O da Kibon, que eu nem considero como sorvete, é feito de: água, açúcar, xarope de glicose, leite em pó desnatado, gordura vegetal, manteiga, soro de leite, aromatizantes, corantes naturais urucum, curcuma, espessantes, goma guar, goma jataí, carragena, estabilizantes monoestearato de glicerina, polisorbato 80. É perceptível a diferença entre a comida de verdade e o lixo industrial.

Outro motivo para fazer sorvete em casa, é que sai mais barato do que comprado em boas sorveterias, como a Mil Frutas, ainda que com os melhores ingredientes. Você também pode usar sua criatividade e misturar sabores e criar algo único, que não se acha pra vender.

A receita que aqui disponibilizo foi adaptada da Raspberry Swirl Ice Cream, do David Lebovitz. Já fiz o sorvete de chocolate dele também e gostei muito. O cara realmente entende de sorvete. Não deixe de usar o melhor leite que você conseguir comprar. Em tempos de leite feito com soda cáustica e outros corpos estranhos, isso se revela bem importante. O melhor que encontrei à venda foi o italiano da Latteria Soresina. Dos nacionais, recomendo o Leitíssimo (longa vida) e o Vitalatte (fresco).


SORVETE DE BAUNILHA COM COULIS DE MORANGOS

Ingredientes:

Sorvete

* 1 xícara de leite integral
* 2/3 de xícara (130g) de açúcar
* 1 pitada de sal
* 1 1/2 xícara de creme de leite fresco
* 5 gemas passadas na peneira ¹
* 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Coulis

* 1 1/2 xícara (160g) de morangos
* 3 colheres de sopa (45g) de açúcar
* 1 colher de sopa de vodka

Modo de Fazer:

Coulis

Amasse os morangos sem os cabinhos com a vodka e o açúcar. Deixe alguns pedacinhos da fruta.

Sorvete

Aqueça o leite, o açúcar e o sal numa panela média. Misture, para que o açúcar se dissolva. Enquanto isso, bata as gemas numa tigela. Cuidadosamente, coloque a mistura de leite sobre as gemas, mexendo sempre para que não coagulem, depois coloque tudo de volta na panela.

Mexa constantemente em fogo médio, raspando o fundo, até que a mistura engrosse e cubra a espátula. Quando estiver pronta, jogue-a sobre o creme de leite fresco por intermédio de uma peneira. Adicione a baunilha e dê um banho de gelo² na mistura. Quando resfriada, cubra-a e leve-a à geladeira.

Após 1 hora na geladeira, faça o sorvete conforme as instruções da sorveteira. Ao final, jogue o coulis, mas não deixe a espátula misturar demais, para não ficar homogêneo.

¹ A peneira serve para retirar aquele "gosto de ovo"
² Coloque a tigela sobre outra, coberta de gelo, a fim de que a mistura seja resfriada.

Nenhum comentário:

ShareThis

Related Posts with Thumbnails